O Banco Central (BC) anunciou alteração da metodologia para o Ranking de Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento, com o objetivo de melhorar o monitoramento da qualidade dos serviços financeiros.
O Ranking de Reclamações é publicado trimestralmente para bancos, financeiras e instituições de pagamento, e semestralmente para administradoras de consórcios. Ele classifica as instituições com base no número de reclamações procedentes, oferecendo uma ferramenta útil para que os consumidores comparem e escolham as melhores opções disponíveis.
A nova abordagem inclui a extrapolação dos dados de reclamações analisadas para estimar o total de queixas recebidas pelas instituições ao longo do trimestre, mesmo aquelas não avaliadas diretamente pelo BC. Anteriormente, o índice era calculado apenas com base nas reclamações efetivamente analisadas.
O BC continuará encaminhando as reclamações às instituições para resposta direta ao cliente, mantendo a mesma forma de tratamento das queixas.