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Atendimento personalizado e atento é uma das tendências para atrair o consumidor em 2023

Com o retorno das atividades presenciais após o fim da pandemia de Covid-19, iniciou-se um processo de mudança de comportamento dos consumidores. Além do impacto da pandemia, que acelerou a integração do ambiente virtual, há que se considerar ainda os cenários políticos, econômicos e sociais para se analisar essa mudança de comportamento. 

Segundo dados obtidos pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do varejo digital teve um aumento de 56,8% entre janeiro e agosto de 2020, sendo que cerca de 130 mil lojas passaram a oferecer seus produtos por meio da internet.

Nesse sentido, percebe-se uma mudança de comportamento dos consumidores, que agora no ambiente virtual prezam ainda mais por serviços de atendimento humanizado e personalização das etapas da jornada de compras.

Conclui-se, portanto, que para manter os consumidores interessados, os empresários deverão investir em novas estratégias para fortalecer suas marcas, como por exemplo o fortalecimento de estratégias omnichannel, bem como a demonstração de posicionamento e envolvimento em causas sociais, ambientais e políticas.

Desse modo, percebe-se que as marcas devem se atentar às necessidades do consumidor, com o objetivo de torná-lo fiel a marca, e, consequentemente, auxiliar na minimização dos riscos.

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